quinta-feira, 21 de junho de 2007


ONDE ANDA O INCENTIVO?
Por: Petrúcio de Lima Ferreira

Ler e escrever são dois verbos que caminham juntos para uma prática constante em nossa sociedade. A utilidade da leitura para o enriquecimento do vocabulário e a aprendizagem de novas técnicas gramaticais, enaltece o lado escritor de cada um sejamos, crianças, jovens, adultos e velhos, sempre estaremos preparados para discorrer um bom texto diante deste hábito.

Escrever segundo o dicionário Aurélio significa: “Representar por meio de escrita, exprimir-se por escrito, descrever ou narrar por escrito”. Desta forma, utilizar-se deste ato para a comunicação é essencial, no entanto, o que temos presenciado no cotidiano, são meros rabiscos por parte da maioria dos estudantes.

O prazer pela escrita como o de Jorge Amado, Clarice Lispector e Ariano Suassuna praticamente desapareceram do nosso cenário. As inovações tecnológicas ajudam, no entanto, elas prejudicam o hábito de escrever. A grande maioria dos internautas de bate papo, optão por escrever palavras abreviadas e cheias de neologismos, como por exemplo: “td”, “ksa”, “vc”, “pq”, “ond”, “kd”. Prejudicando assim a escrita do jovem desabituado da leitura, por considerar uma caretice ou uma chatice.

Criança deixar de ver TV ou abandonar seu computador, é algo raríssimo de acontecer, no entanto, esses poucos ainda existem. São esmeraldas raras, porém, fortalecedoras de uma cultura diferente dos demais, uma cultura ARCAICA, este é o nome que descreve aqueles singelos rostos que desfrutam de alegria ao ver um CORDEL, ou escutarem um verso de PATATIVA DO ASSARÉ.

Que bom seria nossa educação valorizada por parte dos governantes, professor sozinho não obra milagre, também não é santo para ter tanta promessa ao seu lado. O incentivo da produção textual é algo sucateado, quanto menos se lê, tampouco, se escreve. Os pequenos escritores são seres esquecidos dentre uma montanha de papéis dos executivos, a sua valorização é a mínima possível. São leis e mais leis, no entanto, o escritor mirim não tem seu real valor merecido, vive em uma sociedade caótica onde falta o palco ideal para brilhar uma estrela pequena que será o futuro do nosso país.

Nenhum comentário: